quarta-feira, julho 26, 2006

Pension Fund... a fundo


[1133]

Quando eu julgava que o meu País já nada de novo me poderia ensinar, fiquei a saber que exilados políticos e presos políticos têm direito a uma pensão de reforma. Claro que isto me suscita uma série de interrogações sobre, por exemplo, quanto tempo de prisão conta, um dia, um mês, à semana, enfim, as pessoas têm que saber, até porque fui preso um par de vezes (é certo que uma vez foi por andar à pedrada às montras de uma rua de Coimbra mas por cada pedrada eu gritava “morra Salazar”, outra porque fui “agressivo” e malcriado com a autoridade quando estava a ser revistado em Vila Franca de Xira a caminho de um jogo de raguebi em Lisboa) e preciso de saber se é currículo suficiente para receber uns Euros extras quando chegar à idade de reforma. Já sobre exílio político, não fui exilado, acabei por me “exilar” voluntariamente mas apenas para sobreviver (literalmente), pondo a salvo dois bebés que por acaso eram meus filhos e com quem andei a fazer gincana entre cargas de morteiros, bazookas e chuvas de balas até conseguir pô-los a salvo. Claro que isto não é tão heróico como ir ler notícias para a rádio em Argel ou comer cocos em S. Tomé, por isso até me calo. Quem me mandou a mim ter sido pai aos 22 anos e andar a brincar aos estágios de fim de curso em Angola quando poderia e deveria muito bem estar a receber umas massas para (com jeitinho exigir até uma “subvenção” para a minha mulher como fez Mário Soares) dizer umas patacoadas no contexto político da época ou a parir uns panfletos?

Portanto, é bem feito. E repito: lá pelo exílio ainda me calo, mas aquelas duas vezes que fui ter às “masmorras fassistas” não me dão direito aos melhores 10 minutos dos últimos quinze que passei na prisão?

Tanta coisa que, afinal, não sei…

NOTA: Manuel Alegre, num magnânimo gesto que tenho alguma dificuldade em classificar (altruísmo? excesso de dinheiro? Pudor???) a propósito dos três mil e tal Euros de reforma que vieram a lume a propósito daqueles três meses mal explicados na RDP informou a populaça que ainda teria direito a outra reforma como preso político que foi, mas que não queria receber. Fiquei esclarecido. Mas um dia a úlcera rebenta-me e mando esta corja toda para… ai, quase que me saía
!

13 Comments:

At 10:52 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Vou seguir o teu conselho: não sei o que te diga, não digo nada. Deixo só beijinhos e desejos de que a "ursela" não te rebente

 
At 12:21 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... ferve-me o sangue, redemoinha-se-me a corrente sanguínea, atropelam-se as ideias entre si, esbarram-se as sinapses umas contra as outras ... uff, ainda bem que tu dizes o resto ... porque eu não sei insurgir-me assim em formato post tão bem como tu!

Beijinhos, atónitos,
Sinapse

 
At 12:47 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Check this out:

;)))

 
At 2:05 da tarde, Blogger princesa disse...

o que eu lamento é que mesmo assim só vamos sabendo 'algumas' porque alguem quer e outro alguem não consegue esconder!!!!!!

Obrigada pela informação, embora a 'ulcera' se tenha remexido!!!

 
At 8:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Gosto sempre que digas qualquer coisa. Mesmo que seja para dizeres que não dizes nada :))
beijinho

 
At 8:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Revolta as tripas, não é? Palavra de honra que não sabia desta nuance...Beijinho

 
At 8:22 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

lxexpo

Sabes que pensei o mesmo? Fiquei com a sensação que há coisas de que só vamos sabendo por puro acaso... está mal!

P.S. tens um carro muito giro. Ainda não vi esse modelo em Lisboa

 
At 10:14 da tarde, Blogger Madalena disse...

Vamos pôr de parte o assunto do reformado e vamos ao que interessa: beijinho para o avô Espumante!!!!!

 
At 10:42 da tarde, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Caro Espumante

Sabes bem que nao ponho as maos no fogo por quem tu mencionas. Mas também sabes que a missao dos tabloides é vender papel, ainda que usando de cuidados jornalísticos que não valem a tinta que gastam. O mal explicado da Rádio é propositado e nada tem a ver com o sujeito objecto da notícia. Um simples "double-check" esmoreceria em alguma medida a tua indignação.
Um grande abraço

 
At 10:47 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Há alturas em que um beijinho vale tudo, não é? Sobretudo uma boa amizade :))

 
At 10:56 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio ferrão

Há aqui um par de equívocos que gostaria de te esclarecer.

1) O facto de o "caso" se ter passado com Manuel Alegre não acrescenta nem diminui nada ao assunto;

2) A minha insurgência é abrangente e prende-se mais com o facto de este tipo de hipocrisias vir, frequentemente, de quem passa a vida a falar de ombridade, verticalidade e almas impolutas (até porque Manuel Alegre não fez nada de ilegal);

3) Fiquei a saber que exílio e prisão política qualificam para pensão de reforma. Não sabia. Acho absolutamente escandaloso. E não li no tabóide, fiquei a saber em directo, da boca do próprio MA;

4) Finalmente, há por aí meia dúzia de posts que valeria a pena leres. Recomendo-te apenas este post e este.
Um abraço

 
At 2:09 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Altruísmo é partilhar com os outros expressões como “ parir panfletos”:). O resto, e partindo do principio que o Manuel Alegre não é mentiroso é realmente abusadoramente ofensivo mas a esta hora já me falta discernimento para um comentário desta natureza.:))
Beijinhos ensonados!

 
At 7:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

alexiaa

5:09 aqui no meu computador significa 3 e 9 da manhã. Não sei bem porquê, mas é assim. Portanto, às 3 da manhã como é querias não estar ensonada para comentares "partos de panfletos"? .)))
beijinhos de boas vindas

 

Enviar um comentário

<< Home