sexta-feira, junho 16, 2006

Saraivas



Míldio da videira - Plasmopara viticola

[1064]

Uma saraivada violenta comprometeu algumas culturas, sobretudo grandes áreas de vinha na região do Douro, do que ouvi na televisão.

As reportagens das várias televisões sucedem-se, naturalmente, e vê-se de tudo. Desde mulheres a chorar porque ficaram sem nada e ainda por cima estão doentes das costas e incham-lhe muito as varizes, até a homens barbudos e decididos que gritam com ar ameaçador para as câmaras dizendo que exigem que o governo tem de fazer qualquer coisa.

De todas as queixas ressalta um aspecto comum. É que os prejuízos são tão elevados que em anos em que não há granizo toda a gente deve ficar rica, só pode.

Nota: Os repórteres, atentos e solidários, sobretudo os da RTP, foram dizendo que a recuperação só poderia ser possível à custa de muitas sulfatagens. Assim muito rapidamente e muito pela rama, uma sulfatagem é o nome corrente que se aplica a uma pulverização com caldas cúpricas (sulfato ou oxicloreto de cobre), com o fim específico e único de tratar doenças como o míldio e o oídio. Doenças que, nas videiras, atacam as folhas e os frutos. Folhas que, ao que parece, caíram todas com o granizo.

Resumindo, como de costume, as notícias e reportagens são desconchavadas, sem rigor, provavelmente desproporcionadas e descaradamente alarmistas
.

6 Comments:

At 9:15 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Pois parece que nos últimos 3 anos se perdeu em média 80% das culturas no Douro. Talvez a sulfatagem não esteja a resultar, cauterizamos as varizes, boa? Beijinhos

 
At 2:10 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Deixei de ler o Expresso, o Publico, o DN e de assistir a qualquer canal de televisão em Portugal no dia 20 de Fevereiro de 2001. Poderia ter sido no dia 21 mas não foi. Apeteceu-me.

Sulfatagem....com quem se foram meter...

 
At 10:48 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Bora lá cauterizar varizes :))
Beijinho

 
At 10:50 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Muxanga

Vai chegar a altura em que sentes falta. Vai por mim...
Deixar de ler o Expresso... o que tu foste fazer!
:)

 
At 6:06 da tarde, Blogger papoilasaltitante disse...

É a TV que temos!!!
Ai ai!!
Bjs

 
At 9:36 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoilasaltitante
Pois, e é um bocadinho assim por todo o lado, mas nós exageramos, não é?
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home