terça-feira, maio 30, 2006

Só uma hora?

[1032]

O dia hoje começou com uma enchente sobre as declarações da ministra de educação, o pensamento da ministra, o mau feitio da ministra, ele é ministra na rádio, ele é ministra na TV, ele é dose de ministra.

Quero deixar aqui uma brilhante asserção que o
Out of time me deixou na caixa de comentários, quando diz que este governo funciona absolutamente em sistema de palpação de êxitos, como nas novelas, de que o mais recente exemplo é o beijo gay que vai ser transmitido por um dia destes. Eu só acrescentaria que para além da palpação de êxitos, há também uma forte componente de diversão. Diversão total – seja fazer os cidadãos divergir dos verdadeiros problemas, seja a diversão dura e pura, pois não é todos os dias que me ajudam a criar a imagem da ministra de educação a apalpar os professores. Apalpadora e apalpados oferecem-me, naturalmente, uma saudável fonte de diversão.

Em todo o caso, há um ouvinte do norte, pai e encarregado de educação que prestou um inestimável tributo aos professores, fazendo as seguintes declarações ao Forum da TSF, mais palavra menos palavra, que eu não sou jornalista, não ando de gravador em punho, vou ouvindo as coisas, e então o homem dizia assim:

"Ó Dr. Manuel Acácio, isto está mal, não concordo com a ministra, então a gente bámos às runiões tamos lá uma horita ou coisa e cumo é que se abalia um professor numa hora? Está mal. A escola debe de estar centrada nos alunos e não nos professores (o homem aqui tem razão, porque há uma geração de professores que lhe andou a dizer isto mesmo há, pelo menos "bintános", lá disse a Maria Filomena Mónica na Casa de Fernando Pessoa) e não é cumo fazem agora se um aluno tem um problema, o professor em bez de chamar um psicólogo e prontos, bê-se ali o problema, não é mandar o aluno expulso para casa por uns dias, só porque ele bateu na professora ou bulhou no interbalo…"

Repito que esta não é uma transcrição, mas tentei ser fiel na substância e na fonética e fico por aqui porque o homem falou, falou, falou, sobretudo na escola centrada nos alunos ("ficou-se-lhe").

Eu sei que os pais não são todos assim, mas sei que há muitos assim. Se eu fosse professor sentir-me-ia enxovalhado, amarrotado só pela ideia de me sentir escrutinado nestes moldes. Além de que estas medidas transportam-me para tempos não muito distantes em que toda a gente vigiava toda a gente. E "os bons" recebiam uma coisa chamada "emulação socialista", que era assim uma cena semelhante a quando se dava um santinho a um aluno da catequese. Não foi assim há tanto tempo.

Uma última reflexão me assalta o espírito qual seja a de me interrogar porque não terei eu a prerrogativa de avaliar juízes (como pai possível de um ladrão ou vigarista), médicos (como pai de potenciais doentes) ou até compadres (como pai de filhas casadoiras).

Este país está a tornar-se redondo, i.e. sem ponta por onde se lhe pegue ou então o
Out of time tem razão e tudo isto é planeado ao milímetro.

19 Comments:

At 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Não quero ser tendencioso mas também tenho histórias de professores para contar. Ainda por cima de professores que, provavelmente, têm irmãos no periodismo nacional (ver blog 1024).

Ano de 1988, 10º Ano de escolaridade, alínea C (de saúde) Escola Secundária da zona onde o 'Carlinhos' reside. Primeiro dia de aulas. Estão todos os alunos sentados à espera do 'Sôtor' (Quiça Sôtora, bonita, cheirosa e sensual...permitam-me esta sugestão, mas é que nunca conheci ninguém no secundário que não sonhasse com o facto de ter como professora de Socorrismo uma qualquer vedeta do BayWatch). Entra a famosa personagem e para mal dos meus pecados a senhora é velha, feia (há velhas bonitas!), com buço (escuro ainda por cima...poderia passar água oxigenada), gorda, corcunda e enfim, muito provavelmente rabujenta.

Passados alguns minutos e para abreviar, a senhora dirigiu a palavra ao Carlinhos para saber de onde tinha vindo. Que escola, que professor, que província ou lugar. O Carlinhos informa a professora nos seguintes termos:
"Professora, meu nome é Carlinhos, sou portugues e regressei agora do Brasil onde vivi durante 11 anos!". O caldo entornou 5 segundos depois do Carlinhos ter acabado a sentença: " Ora então o menino veio do Brasil? Esse sotaque não deixa qualquer dúvida! Deixe que lhe diga que AQUI (Portugal) os meninos não têm sotaque, obedecem aos professores e gostam muito de matemática! Portanto, veja lá se o menino se enquadra rapidamente."

Conclusão: O Carlinhos não passou na disciplina durante 2 anos seguidos (não me perguntem porque...simplesmente não passou..forças ocultas,coitado). Mas não perdeu a esperança: Mudou de escola no 12º ano onde não só acabou a matemática desse ano com 19 valores como fez as outras duas, de uma só vez, com um resultado final de 18 valores.

O Carlinhos, coitado, ainda hoje tenta disfarçar o seu sotaque perante a sociedade bem como a sua aptidão para matemáticas e afins. Ficou com o estigma de que os imigrantes, em Portugal, não podem sonhar em ser melhores do que os nacionais. Bolas !

Sugestão: Não me ocorre nenhuma....

 
At 12:54 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Diz, e muito bem:
".... Além de que estas medidas transportam-me para tempos não muito distantes em que toda a gente vigiava toda a gente."
E não é que é verdade!!!
Exemplo de notícia na página da TSF: "Governo dá estatuto de clemência para quem denuncie cartéis".

Esta da avaliação dos professores feita pelos pais dos meninos e meninas só podia ter vindo destas cabeças.

Andam todos a sacudir a água dos capotes.

Este país não está só redondo, tambem está gordurento.

 
At 6:14 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Palpação??? Pois digo-te que até nem me importo de ser apalpada por todos os ministros deste governo (palpita-me que o da saúde já me faz isso há uns tempos) desde que a seguir eles se ponham a jeito para uma endoscopia ou para um toque rectal.
Para ti, beijinhos

 
At 10:48 da tarde, Blogger papoilasaltitante disse...

OH Azulita tu hoje....
Espumante... eu hoje ouvi coisas nesse forum ..que ...bom!!! Nem me apetece comentar! Bjs
:(((((((((((

 
At 11:12 da tarde, Blogger Out of Time disse...

Agradeço a honra de suscitar este texto.
Para quem nao se lembre esta técnica foi sobejamente utilizada por um senhor italiano dono de um clube de futebol. Este tipo de governação é demagógica, pindérica e perigosa, mas rende votos.
Quanto ao ser apalpados, somos todos, uns mais toque retal, outros mais a mão pelo pêlo, o resultado final é o mesmo.

 
At 8:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:04 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Entre as palpações a que tens sido sujeita pelo ministro de saúde (o teu marido sabe???)e o determinismo que mostras na consecução de uma endoscopia, remeto-me a uma situação de expectativa a ver o que é que iso vai dar (para alem das apalpadelas, claro) :)
beijinhos divertidos

 
At 8:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoilasaltitante
Eu não ouvi tudo, entretanto cheguei ao escritório.
Valha-vos (à classe) a boa disposição da 125.
Beijinhos

 
At 8:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Out of time
Eu é que agradeço.
Um abraço

 
At 8:08 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Muxanga

Eu insisto.
Para quando o blog? Qualquer sombra de uma mulembeira will do. E no Roque Santeiro há computadores em permanente promoção
:)
Um abraço

 
At 8:09 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

jazevedo
Talvez um bom detergente ajudasse
:)

 
At 8:11 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:48 da manhã, Blogger 125_azul disse...

O meu marido é sempre o primeiro a saber... E, com a neura, esqueci-me de um procedimento fundamental: já ouviste falar em clister opaco? Imagina que , após 2 anos sem ir a nenhum Congresso, sem uma única falta, sem chegar atrasada jamais, depois de ter sido penalizada na última avaliação por não ir a congressos, que toda a gente sabe que trabalhar não rende pontos, ir a Congressos é que sim, pois dizia eu, que pedi autorização para ir a um no dia 17 de Maio. Chegou ONTEM do ministério a resposta ao pedido: INDEFERIDO.
Assim, indeferido, ponto. Ontem. O Congresso FOI dia 17, TOU COM A MOSCA!!! Beijinhos

 
At 8:58 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Eu gosto de brincar com as pessoas em geral e com algumas em particular. Sobretudo aquelas de quem gosto. E sim, sei o que é um clister opaco e ainda em Novembro passado fiz uma coisa parecida. Não é bem a mesma coisa, mas o objectivo é o mesmo.
Quanto à mosca, eu ainda há dias estava com uma enooooooooooooooorme. E qual foi o teu conselho? Zás Pás, disseste tu.
Prtanto zás pás e prá frente.
beijinho
:)

 
At 9:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Reparei agora... pediste para ir a um congresso a 17 de Maio e responderam a 30 de Maio?????
Se foi assim... estou contigo e com a mosca.
País estranho este, to say the least!

 
At 5:59 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Eu tava com a mosca, mas não era nada contigo. Tou feliz porque gostas de brincar comigo, também gosto de te "picar". Espero que o resultado do teu exame tenha sido bom. É por ser um troço tão horrível, incómodo e muitas vezes doloroso, que me apetecia fazê-lo a quem nos "apalpa", não era a ti! Beijinhos meiguinhos de quem já matou a mosca!

 

Enviar um comentário

<< Home