domingo, maio 28, 2006

De loucos...


[1026]

Acordar com espírito de contradição é apetecer fumar um cigarro na penumbra fresca da sala e achar que quem inventou andar de bicicleta com 35º deve ter sido alguém que só começou a masturbar-se aos 20 anos (if ever…), cheio de problemas de auto-estima e com um espelho de feira lá em casa!

Mas como eu hoje estou claramente para contrariar, vou dizer não ao espírito e vou mesmo para o suplício. Não fumo e vou dar corda às sudoríparas. Wish me luck…

NOTA Á MARGEM DO CALOR

Quando eu era miúdo, aprendi a dizer sudoríparas, como, espero, a maior parte das crianças da minha idade. Por qualquer razão que me escapa, eu associava a palavra sudoríparas à parteira que me trouxe ao mundo, Florípedes, de seu nome, numa tarde quente e sudorípara de Julho ali para os lados dos Olivais, quando ainda não havia Olivais, quer dizer, havia, mas era olivais mesmo, com oliveiras e tudo, no meio das quais havia um bairro da Encarnação. Encarnação estava muito em voga, era um misto de tragédia, de oculto e de fé nos pastorinhos de Fátima e os portugueses eram muito dados a essas coisas, quando eu nasci. Havia imensas Encarnações, o meu bairro, a freguesia em Lisboa e até uma terra perto de Peniche. Mas, a propósito da Florípedes, eu ia crescendo e conhecendo a senhora - que ela de vez em quando ia lá a casa, ou não tivesse a minha mãe tido mais três filhos assistidos por ela, em casa está bem de ver, para não falar numa 4ª filha nascida no Niassa longínquo e assistida por um veterinário (nem sei mesmo se ela não deveria ter acrescentado às vacinas normais de bebé, uma contra a brucelose…).

Na verdade não sei bem as razões, mas a verdade é que sempre que falo em sudoríparas (que foi manifestamente o caso neste post) me lembro da Florípedes. Verdadeiramente porquê não sei, mas tenho uma vaga ideia de que a D. Florípedes era uma mulheraça e eu suava muito quando a via. Ou seria apenas a proximidade fonética?

E depois deste elevadíssimo naco de prosa em que misturei função sudorípara com Florípedes, olivais e vacina contra a brucelose, (já se percebeu que não estou com vontade nenhuma de sair daqui para saltar para cima de uma bicicleta…), lá vou eu dar ao pedal
.

Bom domingo para todos.

7 Comments:

At 5:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Ao contrário do "menino" que hoje está para contrariar, eu encontro-me pacificamente e estranhamente...submissa:). Assim sendo e dentro deste contexto venho por este meio aceitar com obediência a sugestão de aparecer sempre que me apetecer:).
Um bom domingo!

 
At 5:11 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Então, e sudoríparas à parte, já almofadaste o selim? Com suor e tudo... não sei porque agora pensei em pó de talco, mas se calhar já nem se usa, como a vacina da brucelose.

 
At 11:27 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... estou como a 125_azul ... vais actualizar-nos quanto à selim situation?...



Beijinhos, abicicletados,
Sinapse

 
At 7:53 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Luisa
Gosto sempre de receber comentários de blogs que não conheço. O seu é muito bonito e vou ter que me demorar por lá mais um bocadinho.
Obrigado pela visita.

 
At 7:55 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

alexiaa
A "menina", alem de submissa é finamente irónica. Gosto. Da submissão e da ironia. Não que eu tenha genes orientais ou tenha algum parente nos Monty Python, gosto porque gosto.
Continua a visitar sempre. Também já fui ao seu blog, mas ele está paradote... obedece mais um bocadinho e dá lá vida àquilo.
Beijinhos submissos :)

 
At 7:57 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Pó de talco? Hummm... pó de talco? :)
E sim, continuo a sofrer porque ainda não comprei os calções de licra nem selim apropriado. Só me lembro do assunto aos fins de semana. mas vai ter que ser... um dia destes ainda me habituo à dor e eu não quero, não quero, não quero...
:)

 
At 8:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
O meu comentário para a 125 serve para ti, salvaguardada qualquer promiscuidade indesejável, até porque sabes que mereces sempre comentários em destaque. Mas, de qualquer maneira, só o facto de te estar a dizer o que digo originou um comentário tão grande como o dela. Eu sei que o tamanho (dizem) é secundário, o que interessa é a substância, mas vendo bem as coisas, repara que o teu comentário já leva mais substância e já é maior que o da 125
Beijinhos de segunda-feira

 

Enviar um comentário

<< Home