quarta-feira, março 08, 2006

"Dias de"


[844]

Desde que acordei que já ouvi para aí umas vinte vezes nos noticiários da TV que hoje é "dia internacional da mulher". Vou, assim, sair, de casa já devidamente industriado sobre um dia que provavelmente um homem ou um grupo de homens decidiu que seria o dia "delas". Vão suceder-se artigos na imprensa, notas na rádio e reportagens na televisão sobre salários desiguais, violência doméstica e o mais que se lembrarem, do arsenal do politicamente correcto, disponível por aí. Posts, assim de relance, já vi dois…

Eu acho que as mulheres são como eu. Muito mais bonitas, muito mais sensíveis, quiçá mais inteligentes e, sim, vítimas de séculos de injustiças históricas que, feliz e visivelmente se têm diluído, mas são como eu. Elas crescem, brincam, estudam, trabalham, alcandoram-se a lugares na sociedade a que têm tanto direito como eu. E isso hoje é um facto, com vergonhosas excepções em países atávicos e crueis que conhecemos bem.

Estragar esta saudável tendência com “dias de mulher” é um retrocesso que só serve aqueles ou aquelas que porventura não terão outros meios de celebrarem a formidável condição de ser feminina que não seja debitarem um punhado de lugares comuns sobre as mulheres. Na maioria dos casos, da cátedra da sua “superior condição” masculina.

Vivam as mulheres, vivam os homens e viva a feliz possibilidade e suprema felicidade de ambos se completarem.


Gravura: "Dancers" de Franz von Stuck

4 Comments:

At 11:15 da manhã, Blogger Carlota disse...

Hoje sinto-me numa ilha, rodeada de posts sobre o dia da mulher por todos os lados.
Acho que lá vou ter que fazer um post sobre o assunto também!
Beijola

 
At 12:09 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

E não é que graças a ser um tal dia especial nós pudemos ler uma dissertação tão eloquente???!!
:)
Bjos
Gota

 
At 9:56 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Para ilha, portaste-te muito bem com o post que escreveste. Pelo menos mantiveste um istmo bem sólido :)))
... e lá tiveste tu que fazer um post sobre o assunto!
Beijolas

 
At 9:57 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Gota
eloquência é o meu nick name :))))
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home