quarta-feira, janeiro 11, 2006

Quotas


[710]

Há uma nova Lei da rádio, aprovada na Comissão Parlamentar de Educação e Cultura, segundo a qual as rádios deverão passar um mínimo de 25 % de música portuguesa na sua programação diária.

Independentemente das razões aduzidas por David Ferreira, da Plataforma, no inevitável Forum desta manhã, onde ele se zangou muito e nos ensinou como é que estas coisas devem ser feitas, eu não consigo perceber em que medida esta lei poderá ajudar a divulgação da música portuguesa. Pergunto ainda, que tipo de música portuguesa. Fado? Rui Veloso? Xutos? Mónica Sintra? Toy? Madredeus? Há critério?

Em qualquer dos casos, mesmo dando de barato que desconheço o que se passa lá fora neste domínio, acho esta exigência quase tão infeliz como infeliz era o tom de António José Seguro a explicar à maralha as razões de tão douta decisão.

Dá para nos questionarmos. Então e os livros? E os filmes? E, já agora, a banana da Madeira?

Um dia destes arrisco-me a ir comprar um livro e ouvir o empregado, solícito, dizer-me:

- Tenha paciência mas não pode levar este livro, porque é estrangeiro. Fechamos daqui a cinco minutos e ainda nos falta vender dois livros da Margarida Rebelo Pinto, um da Inês Pedrosa e três do... coméquesêlechama? Gil… qualquer coisa Gil…

5 Comments:

At 12:06 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Ehhh! Vá de manhã comprar o livro "estrangeiro" que quer, para deixar a batata quente de cumprir as quotas para os que vão ao fim do dia. Agora atenção ás outras quotas: roupa, comida (origem das matérias primas...) ahh a electricidade ainda é portuguesa ou é Iberdrola e a gasolina será Repsol...chatice, 'tamos' feitos!
Um abraço er parabéns por mais um post oportuno. Por acaso tinha escrito ontem sobre o mesmo tema eheh

 
At 1:37 da tarde, Blogger Xana disse...

E a música portuguesa cantada em inglês conta para a quota ou não?

 
At 9:27 da manhã, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

deve contar, mas é preciso requerer...e a m+usica inglesa, cantada em português??? (se houvesse...)

 
At 4:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf

Coinicidências, meu caro. Já lá fui ler e apraz-me ver que está a reavivar as suas escritas.
Um bom fim de semana.

 
At 4:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Xana
Eu não sei mas, olha. Eu vou perguntar :)

 

Enviar um comentário

<< Home