terça-feira, setembro 06, 2005

Desregionalização dos Bombeiros



[545]

Não há volta a dar! Qualque indivíduo minimamente estruturado levaria o trajecto da Marginal a caminho do trabalho, a ouvir uma boa peça musical – ligeira ou clássica, não interessa, mas música. Eu não. Por qualquer razão que me escapa e que terá a ver com algum gene masoquista disfarçado no meu código de ADN, acabo sempre a ouvir o Forum da TSF que é aquele programa onde todos sabem tudo, todos ralham, todos se entregam a uma genuina e catártica sessão de gritaria, mesmo que digam as maiores alarvidades. O que é, frequentemente, o caso.

Mas aquilo deve ter qualquer coisa… independentemente de doer, acaba por dar algum gozo. Para além de ser um excelente barómetro da nossa realidade. É assim uma espécie de "Prós e Contras" mas versão pimba, que o "Prós" sempre tem a Fatinha e assim.

Bom, mas o tema hoje era uma recente decisão do Governo, relativamente ao Comando dos Bombeiros. Não mais dispersão de poderes, não mais intrincados canais de gestão, coordenação e chefias, não mais reizinhos a pôr e a dispôr numa matéria tão sensível como a coordenação dos diferentes corpos de bombeiros por esse país fora. Uma chefia central, forte e eficaz - remédio encontrado pelo nosso diligente ministro da Administração Interna. Por mim, até acho uma medida acertada, mas não é isso que vem ao caso. O que verdadeiramente vem ao caso é que muita da argumentação que ouvi a favor desta "desregionalização" do poder foi feita por aqueles que a usam, na inversa, a favor da regionalização do nosso país. Nenhuma figura, individual ou colectiva, contrária à regionalização (a tal já referendada e que tem de ser referendada outra vez até, eventualmente, ser aprovada) faria trabalho tão bem feito, argumentaria tão brilhantemente contra ela (a regionalização)como aqueles que agora, a propósito dos bombeiros, a execram.

Este país é extraordinário…

6 Comments:

At 6:18 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Os Bombeiros vão ter um comando unificado, onde?

Em Lisboa, está-se mesmo a ver...

 
At 7:33 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Teófilo m.

Amigo Teófilo

Por mim (e tenho a certeza que para muitos lisboetas como eu) o Comando Unificado dos bombeiros pode ir para o Porto. A correr. Já. O Comando, os bombeiros e até o fogo. Isto, claro, se Gaia não se importar. A haver disputa poderá sempre haver o recurso a um concurso de fogo de artifício de cada lado do Douro e depois, os bombeiros que apanharem mais canas ganham direito a ir para o Porto ou para Gaia, conforme a equipa vencedora que, mais tarde, terá direito a entrevista na Praça da Alegria. Ou então... ficam os bombeiros em Gaia, os aviões no Sá Carneiro e os carros em Gondomar que é para o major não respingar. Agora, o problema pode ser Matosinhos. Vendo bem a coisa, em Matosinhos há mais água que em Gondomar e a Petrogal ainda nem foi desactivada o que, com sorte, pode gerar um incendiozinho que ponha os bombeiros a correr, os aviões a voar, os carros a apitar e o emplastro a falar para a televisão. Com jeito, Fernando Gomes mantém a Petrogal em Matosinhos e o Nuno Cardoso levanta um processo ao Rui Rio por ter dito que o Burmester meteu o nariz no assunto. Quando não houver fogos, os bombeiros podem acabar as obras da 2001 capital da cultura e, com sorte, tudo estará pronto antes de 2010. “Passou-se-me” o Pinto da Costa, mas tenho a certeza que ele vai concordar consigo, penso eu de que...

Porto maravilhoso, invicta cidade, não mereces isto...

 
At 5:42 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Amigo espumante,

gostei da resposta, tipicamente lisboeta - leia-se apenas habitante da grande Lisboa mesmo sem direito a ter lá nascido.

Nunca, durante toda a minha vida, que já vai longa, vi um lisboeta, dizer algo diferente do que o espumante diz.

Sempre e sempre afirmam que tanto lhes faz, mas... curiosamente, nada fica em Gaia, Matosinhos, Coimbra, Vila Real, Viseu, Estremoz, Pombal, Avintes, ou lugarejo diferente, mas ainda e sempre na capital centralista e gulosa.

Cá por cima não queremos o comando dos bombeiros, queríamos apenas o que daqui saiu, sempre com uma resposta idêntica dos lisboetas da época que as roubaram aí para baixo.

Se quiser exemplos, dou-lhe mais de um cento, não é por acaso que mal a Bombardier declarou que iria abrir uma fábrica a Norte, logo tudo se mobilizou em volta do projecto de a expropriar e ficar com a construcção das carruagens a Sul, muito embora elas venham depois a ser utilizadas a Norte.

Já o mesmo tinha sido feito com a Siderurgia - carvão a Norte e siderurgia a Sul - talvez na esperança que o transporte da matéria-prima para o aquecimento dos altos-fornos embaratecesse o produto final!

E já agora, como falou no Sá Carneiro, que não é no Porto - felizmente - veja se consegue explicações para a ANA estar a secar este aeroporto fazendo com que o tráfego que para cá vinha se encaminhe para a Portela, como manobra chico-esperta para poderem afirmar que a Portela está a abarrotar e carece de expansão, e de caminho pergunte aos seus botões porque é que a Petrogal há-de encerrar em Matosinhos asfixiando e matando Ovar, para apenas beneficiar Sines!

Felizmente que cá por casa apenas temos um emplastro, estando os restantes distribuídos como porta-vozes de diversas agremiações políticas com sede na zona envolvente ao Paço.

Pobres lisboetas bem nascidos, que não têm culpa de nada desta porcaria criada artificialmente por políticos de meia-tijela, que só andam à tona porque são como a bosta... sobrenadam.

 
At 7:37 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Teófilo M.

Oscilo entre a falta de vontade de responder ao seu comentário e a dúvida sobre se saberei o que lhe dizer...
Só uma coisa:
Não sou lisboeta, isto é, nasci em Lisboa mas cedo (muito garoto) zarpei para outras paragens. Só voltei a Portugal para estudar e acabar a faculdade. Por acaso não em Lisboa, foi em Coimbra. Voltei a sair e vivi em vários países por imperativo profissional. Agora vivo em Cascais (que não é Lisboa, como sabe).
Suponho que mesmo com o que aqui lhe digo você vai achar que sou lisboeta bem nascido e sobrenado como a bosta, ou lá como foi o que disse... e eu confesso que contra isso não sei argumentar.
Desejo-lhe um rápido estabelecimento de um Comando de Bombeiros no Porto.

 
At 2:40 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Caro espumante,

se reler com atenção o último parágrafo, notará certamente que quem sobrenada como bosta não são os lisboetas em geral, nem os bem nascidos, nem os nascidos por cesariana, ou os que por lá labutam e residem.

Muitas vezes é melhor ler duas vezes do que concluir rapidamente, afinar a pontaria e disparar.

Quanto ao Comando dos Bombeiros, sou-lhe franco, preferia-o em Coimbra, Viseu ou Vila Real, pois é por aí que deverão ficar os meios pesados de intervenção, pois estarão assim mais perto das zonas mais sensíveis aos fogos e de mata mais densa.

Já agora, e como tem feito a sua vida longe desta cidade, aproveiro para o informar que já temos comandos de bombeiros suficientes por cá... se calhar até temos a mais, mas isso são outras histórias.

 

Enviar um comentário

<< Home