terça-feira, agosto 09, 2005

Que é que vou chamar a isto?...



Serra da Estrela - Cântaro Magro
[506]

Quem conhece a Serra da Estrela sabe que desta vez a Serra foi atingida no coração.

O Vale do Zêzere. O Covão da Ametade, todo aquele vale glaciar entre os Cântaros e Manteigas está, desesperadamente, a arder. Este vale ardeu ou porque já não há mais nada para arder ou porque a sanha destes loucos pirómanos se compraz em atear locais que eu acho que nunca poderiam ou deveriam arder. A imagem mostrada pela TV a partir dos Cântaros mostra a insuportável desolação do vale a arder, desde o Poio do Judeu até Manteigas. Um vale riquíssimo em turfas, em zimbros, espécies florestais autóctones, e uma fauna tão diversa com a víbora, a rela e o lobo está arder. Totalmente a arder.




Serra da Estrela - Covão da Ametade - Nascente do Zêzere (ao fundo, O Cântaro Raso, à esquerda, o Cântaro Magro, ao centro e Cântaro Gordo, à direita)

Percorri, em miúdo, toda aquela região. Para cima, da nave de Santo António para a Torre, via Espinhaço do Cão e para baixo, até Manteigas, passando pela nascente do Zêzere, Boca do Inferno e Manteigas. Nadei na Lagoa Escura, na Lagoa dos Cântaros e o meu pai fez questão de escalar comigo, minha mãe e meus irmãos o Cântaro Magro, coisa que, ainda hoje, me parece não ser muito comum. Apanhei rãs e gafanhotos e ajudei o meu pai a apanhar trutas, Dormi em abrigos, escorreguei na Santa e tentei, sem êxito, escalar os Dedos do Viriato ou as Queijeiras.

Eu era muito miúdo, tudo isto se passou antes das feiras actuais de mel, queijo e broa, excursões de centenas de camionetas a entupir a estrada dos Piornos e, talvez, por isso, a Serra da Estrela tem (tinha) um lugar muito especial nas minhas recordações de criança. Lembro-me de uma manhã o meu pai nos acordar (dormíamos na Nave de Santo António) e, como só ele sabia fazer, ter criado um suspense tremendo sobre a expedição do dia. E a expedição era apenas descer a Serra, a pé, para irmos comer ovos mexidos e broa de milho a Tortozendo. Coisas simples de uma família muito, mas muito, feliz.

Quando acabava o tempo das coisas simples e boas, regressávamos a Lisboa, alfacinhas como éramos, tisnados do sol da montanha e, como dizia o meu pai, com o peito cheio de ar puro. Felizes.

Hoje vi tudo "aquilo" em cinzas. Merda!

11 Comments:

At 8:22 da manhã, Blogger Torquato da Luz disse...

Eu desliguei, meu caro. Recuso-me simplesmente a ouvir essa gente. É-se muito menos infeliz assim, acredite. Um abraço.

 
At 9:27 da manhã, Blogger Madalena disse...

Um beijinho, Espumante. Não sei o que te hei-de dizer que te possa confortar, a ti ou a outrém, perante a dor que atinge as pessoas para além das árvores. Quando arde património natural, arde sempre dentro de alguém um espaço de vida, de presente ou de passado e dói.
Pena que os que fazem o fogo sejam insensíveis a qualquer tipo de dor. Ou até à vida. São monstros!

 
At 9:52 da manhã, Blogger t-shelf disse...

A madalena disse tudo (como já vai sendo hábito ;). Pena é que destes acontecimentos pavorosos não sobre nenhuma medida exemplar que mude realmente o estado de coisas.

 
At 10:13 da manhã, Blogger lilla mig disse...

Ontem nem queria acreditar... Estou sem palavras de tanta revolta e indignação...

 
At 3:39 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Lembro-me de, do alto da Cabeça da Velha, ver toda a Serra a arder em volta e ouvir os uivos desesperados dos lobos em fuga. Foi dos cenários mais terríficos a que assisti. Dói-me só de imaginar como estará a Estrela neste momento.

 
At 8:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

torquato da luz
Já reparei que este comentário era para outro post :)
Um abraço

 
At 8:52 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

madalena
É incompreensível, inadmissível, é criminoso... eu conheço bem a Serra, a pé, como aliás se depreende do post. Não consegui evitar uma revolta muito grande em ver aquele desastre na televisão. Se o meu pai fosse vivo, teria chorado, estou certo.
Beijinho para ti

 
At 8:53 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
A Madalena faz sempre a despesa toda, não é?
:))
beijinho para ti

 
At 8:53 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

lilla mig

É surrealista, o que se está a passar...

 
At 8:55 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

hipatia
A Cabeça da Velha fica na falda norte, a caminho de Gouveis. Essa parte já tinha ardido, sim. Mas o Vale do Zêzere... estou sem palavras!

 
At 10:23 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Pertinho de Seia. Mais pertinho ainda de uma terrinha amorosa chamada Senhora do Desterro de que tenho umas saudades imensas.

Já só se deve ver negrume. Nem quero pensar em como estará feia a nossa linda Serra.

 

Enviar um comentário

<< Home