sábado, junho 18, 2005

Com sua "lecença"...



[430] –

Senhor Presidente da República

Excelência

Quando pensei que Vossa Excelência dedicasse uma palavra de conforto e solidariedade aos milhares de portugueses que passavam um domingo de praia e se viram assaltados e no meio de uma situação verdadeiramente caótica, Vossa Excelência resolve ir à Cova da Moura, bater palmas, falar com uma senhora belga, dizer que todos temos de dizer não à xenofobia e que era imperativo legalizar os imigrantes que ainda se encontram em situação ilegal.

Vossa Excelência é Presidente de todos os portugueses, apesar de nem todos os portugueses terem votado em Vossa Excelência e essa condição cria-lhe responsabilidades que não pode alijar. Independentemente da bondade da sua visita à Cova da Moura, o seu silêncio em relação às vítimas configura um mau serviço que naturalmente apura o caldo de cultura da xenofobia e intolerância. Devia perceber isso.

Os portugueses assaltados em Carcavelos não são ricos, nem racistas nem xenófobos, São portugueses de classe média, muitos de média baixa sem dinheiro para ir ao Algarve. E, na verdade, após o assalto, a única coisa que ouviram foi Jorge Coelho a dizer que a culpa é do sistema de ensino e a gritaria dos patetas do costume na Assembleia da República. E depois, Vossa Excelência fala com aquele tom de quem está a ralhar com as pessoas, parecendo dar a ideia que o défice de medidas de integração das comunidades imigrantes é culpa de todos nós e não é. A culpa é do Governo e de Vossa Excelência, pois tanto quanto me parece as medidas estruturais são implementadas pelas instituições próprias e não pelos cidadão de per se.

É a hipocrisia do costume e o omnipresente politicamente correcto a tomar conta de todos nós. Por imposição, claro está. Faça Vossa Excelência a sua obrigação, tal como o Governo e “estruturem” o que acharem que devem estruturar no sentido de que os imigrantes não sejam injustiçados e se lhes possibilite uma sociedade moderna, justa e eficaz onde eles inclusivamente se sintam motivados a integrar-se. Mas, entretanto, e se não for muito trabalho, vá-se reprimindo o crime e protegendo o cidadão comum da violência física e da agressão permanente da patacoada idiota que anda a ouvir há um ror de anos. Não vá dar-se o caso de, por exemplo, eu um dia destes ser violado e ainda me sentir na obrigação de pedir desculpa por estar de costas.

3 Comments:

At 11:53 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Excelente! O meu aplauso para este seu texto. Tenho é, culpa da PDI, seguramente, dificuldade em ler sem saltar linhas ou palavras, ou juntá-las, e...confundi Jorge Coleho com palermas..impressão minha, seguramente...

Mas dá-me a impressão que o "home" (O Sê Presidente) é autista, ou surdo de um lado só, adivinhe-se qual...

 
At 11:55 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf

Obrigado pela opinião.
este homem tira-me do sério...
:)
Um abraço

 
At 3:27 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

esse texto e uma meerda quero relembrar que o assalto na praia de carcavelos não estavão jovens da cova da moura, então todos os pretos bandidos são da cova da moura sinceramente estamos no sec. XXI

 

Enviar um comentário

<< Home