terça-feira, maio 17, 2005

Agora é Cinema...



[374] - A Hipatia decidiu enviar-me mais um inquérito blogosférico. Faço-o com muito gosto. Aqui vai:

1. Qual o último filme que viste no cinema?

O último filme... foram dois. Vinha a sair da «Queda», reparei no Sean Penn e na Nicole (mais na Nicole, admito...) e enfiei-me na sala ao lado. Eu explico melhor: sentado para ver «A Queda» lá apareceu o «letsluqueatdatreila» da «Intérprete». Percebi que para além da Nicole havia ali um fiozinho de enredo que tinha a ver comigo. África, presidentes corruptos, raízes africanas em descendentes de europeus que vêm para a Europa (no caso do filme, em New York) e fui...

2. Qual a tua sessão preferida?

Sem dúvida aquela a meio da tarde quando digo a uma senhora, de que não revelo o nome e que me atura das 10 às 6, competente e cúmplice, que vou ali e já venho. Sobretudo no Verão. Uma sessão da tarde, metido num cinema escuro com o ar condicionado a bater-me na cara e quase sozinho, degusto com um prazer indescritível um qualquer filme que goste. Para além de que esta prática é uma excelente terapia para o tal de stresse. Depois volto ao escritório e readquiro aquele ar responsável e atarefado que me caracteriza em momentos de crise...

3. Qual o primeiro filme que te fascinou?

A «Branca de Neve», claro. Sempre gostei de filmes de terror!

4. Para que filme gostarias de te ver transportado(a)?

Para o «Out of Africa»: Não que tenha sido o filme de que mais gostei. Mas porque acho que faria tudo exactamente como o Robert Redford fez. E depois, tudo aquilo me é familiar. Menos a Meryl Streep, claro!

5. E já agora, qual a personagem de filme que gostarias de conhecer um dia?

Tem dias que poderia ser o Pierce Brosnan a discutir com a Julianne Moore... outros que poderia, facilmente, ser o Pierce Brosnan a discutir com a Julianne Moore. Aos fins de semana... podia ser então o Pierce Brosnan a discutir com a Julianne Moore. Mesmo casando com ela num pub da Irlanda e tudo...

6. E que actor(actriz)/realizador(a)/argumentista/produtor(a) gostarias de convidar para jantar?

Dois. Sidney Pollack e Clint Eastwood. Como realizadores. Se a mesa fosse grande, dizia-lhes para trazer o de Niro, o Al Pacino, o Woody Allen, o Gene Hackman, o Tommy Lee Jones, o Albert Finney, o Kevin Spacey, o Jeff Bridges, o Morgan Freeman... ó diabo, só saem homens... ok, a Julia Roberts, a Meryl Streep, a Julianne Moore, a Anette Benning, a Andy McDowell, sei lá... há tantos que gostaria!


7. A quem vou passar isto?

Hummmm à
Francisca, porque anda a «gazetar» muito por aqui, à Luna porque ficou com beicinho por não ter sido convidada para o inquérito dos livros e não gostou do último que recebeu e ao Incompetente, porque mesmo que não lhe apeteça acaba por responder uma incompetência reconhecidamente incompetente e ganhamos no design e nas cores.

NOTA IMPORTANTE: Reparo agora que não mencionei nenhum realizador/actor daqueles densos, chatos, de intervenção, cheios de conteúdo e que ganham paletes de festivais pela nossa culta e intelectual Europa, mas eu sou mais filmes terra à terra, tipo o marido a descer à cozinha, dar beijinho à mulher e aos putos que estão a tomar o pequeno almoço e prestes a arrancar para a escola, dizer à mulher que, provavelmente, chega mais tarde porque tem uma reunião e embrenhar-se no tráfego citadino...

Não posso ainda deixar de mencionar um dos filmes que mais me marcaram, para aí há uma boa vintena de anos ou mais: - «Deliverance» (Fim de Semana Alucinante) com o Burt Reynolds, um actor medíocre mas que se excedeu naquele filme brutal e excelente.

10 Comments:

At 8:41 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Só uma perguntinha: tens a certeza que era o Clooney? É que eu ia jurar que era o Pierce...

(devo estar a confundir os filmes, ou então esse escapou-me mesmo:))

 
At 8:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Hipatia... claro que era o Pierce... estupidez minha, mas sabes? É que me fixei mais na Julianne :)))
Vou corrigir ´JÁ e obrigado pelo teu ralhete
:))

 
At 9:40 da tarde, Blogger Hipatia disse...

E se fixaste mais na Julianne, fizeste tu muito bem :) É, quanto a mim, uma das actrizes mais versáteis e completas da actualidade: desde o drama do Boogie Nights ou Magnolia, passando pela comédia como no que citas ou naquela coisa em que os alliens são mortos com champô, surpreende e agrada sempre. Além do mais, acho-a uma mulher belíssima. Deve ser por causa dos olhos verdes, da pele clara e do tom dos cabelos, eheheheh

 
At 9:57 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Hipatia
Olhos verdes? Pele clara? Tom dos cabelos? Sardas? hummm isso não reparei, desculpa, mas prometo estar atento
:))))))))))))

 
At 10:23 da tarde, Blogger Madalena disse...

Eu é mais vídeos!!!!
As salas de cinema fazem-me lembrar os aviões e causam-me claustrofobia. É, eu sei que sou esquisita! Além disso a última vez que fui era só gente a pipocar.
Gosto de ver um filme sozinha em casa, ou quase, sem atentados à minha concentração.
Esse fim de semana alucinante também vi e lembro-me que era de facto muito alucinante... Era mais para homens, eu acho.
Já fui avisar o Incompetente, que este inquérito não é tarefa fácil.
Beijinhos!

 
At 10:28 da manhã, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Noto uma reicindente falta de Sandra Bulock nas suas referências... zangou-se com a moça? Ou reserva para privado o mais apreciado?. Do mundo do cinema, claro.

 
At 1:44 da tarde, Blogger A. disse...

Vou já responder!!!

 
At 10:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf
Foi um lapso indesculpável... a Sandrinha... não há desculpa...
:))

 
At 10:15 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Luna
Eu sabia que ias já responder...
E eu vou já ler
:)

 
At 10:16 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Devo ser dos poucos que não se ralam muito com as pipocas. Além de que, normalmente, são só os primeiros 10 minutos. Pronto. Já discordei
:))))

 

Enviar um comentário

<< Home