segunda-feira, abril 25, 2005

Valeu a Pena



[331] - A verdade é que há 31 anos o meu país tinha um terço de analfabetos, era cinzento, torcionário, pobre e bufo. Hoje desfruto de uma insubstituível liberdade de ideias e de movimentos e o meu país está inserido num quadro político e social moderno, livre e democrático, praticamente não há analfabetos, a mortalidade infantil desceu de 80/1000 para 5 e estou inserido num pequeno território de 90.000 km2 que conseguiu absorver 500.000 retornados (muito por força das condições que eles próprios criaram e pela sua extraordinária capacidade de trabalho) e acompanhar, mais solavanco menos solavanco, a dinâmica do desenvolvimento e de um regime moderno de democracia.

Só por isto valeu a pena

Há muita injustiça pelo meio e várias vezes estivemos à beira do abismo. Há, ainda e sobretudo, uma irresistível tendência de apropriação de méritos, muitas vezes cantando pessoas que mais do que terem contribuído para o nosso processo de democratização, o atrasaram, complicaram e objectivamente prejudicaram. Mas talvez até isso faça parte da génese da Nação. A descolonização foi, ainda, uma nódoa de difícil extirpação no processo. A justificação de que se fez a descolonização possível é falsa e falaciosa. Poderia e deveria ter sido feita de forma a garantir a independência dos povos das colónias e no respeito pelas centenas de milhares de portugueses que nelas residiam sem outro propósito que não fosse desenvolver as sua normal actividade de trabalho e de vida. Não foi. Não porque fosse impossível, mas porque o cenário circunstancial de políticas da época aconselhava a forma como foi feita.

Mas, à distância de 31 anos e tudo junto e somado, valeu a pena. E por isso acho que o 25 de Abril foi o dia mais importante da minha vida.

10 Comments:

At 10:19 da manhã, Blogger t-shelf disse...

E Viva o 25 de Abril!

 
At 10:33 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
:)

 
At 11:32 da manhã, Blogger lilla mig disse...

E como valeu, espumante! :)

 
At 4:35 da tarde, Blogger Madalena disse...

E como valeu a pena ler este teu post!!!
São sinais de uma honestidade de pensamento que já rareia. Mas não por ti!
Um beijinho grande!
Obrigada pelo teu comentário lá no Chora!

 
At 7:08 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

lilla mig
sim, valeu, tudo junto e somado, conforme eu disse, independentemente de um punhado de loucos que apanhámos pelo aminho

 
At 7:09 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
Obrigado pela tua simpatia :)
Beijos à minha discordante blogueira
:))

 
At 7:25 da tarde, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Nem a conversa foi suficientemente calma para me ensinares devidamente as tags de HTML, nem conseguiste perder a capacidade de me surpreender. Um grande abraço.

 
At 9:04 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

António Ferrão

Ando aqui às voltas ao post a tentar perceber em que é que eu posso ter-te surpreendido...
:)

 
At 9:08 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

O 25 de Abril veio para entregar Portugal aos portugueses. Foi isto que ficou (vencidos os ziguezagues que se lhe seguiram), cabe pois aos portugueses a Liberdade de fazer o Portugal que quiserem. Gostei de ler o teu 'post', espumante, um beijo!

 
At 9:28 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anonymous (espero que anónimA)
Não é todos os dias que se recebe um anónimo beijo em público... mas está bem :)) eu aceito.
E obrigado pelo comentário.

 

Enviar um comentário

<< Home