sexta-feira, abril 29, 2005

"Não Podendo Sair..."



[339] - Andou por aí (faz lembrar o Santana Lopes, por aí…) um inquérito, tipo chain letter, sobre livros ao qual muitos bloggers responderam. Mesmo muitos que eu, numa primeira reacção, estaria longe de supor que respondessem. Mas o curioso é que a maior parte dos respondentes o fez a sério. Poucos foram os que brincaram com a coisa. Até eu, normalmente avesso a este tipo de manifestações de erudição expontânea, respondi, bem comportadinho e minimamente linear.

Há uma coisa, porém, que me «faz espécie», como diria uma empregada que tive, de Viseu, que me trazia fruta todas as semanas do lugar de venda da irmã na praça de Cascais, tinha uma filha na «Uneversidade» e que passava a vida a dizer que isto ou aquilo «lhe fazia espécie». E fez-me espécie aquela do «Não podendo sair do Fahrenreit 451, que livro quererias ser?». Ora, que eu nestas coisas de cultura sou muito cuidadoso, trato sempre de saber se Chopin tocava piano ou violino antes de lançar tiradas para o éter, li, pensei, tentei descodificar e confesso que fiquei algo tartamudeante (este tartumedeante, vai bem com o tema, estamos a falar de livros e eu li um livro em que a mocinha tartamudeava qualquer coisa sempre que o namorado lhe perguntava se queria ir aos figos ou ir com ele para o campo apanhar papoilas no dia da espiga). Tartamudeado q.b. achei que seria avisado não fazer muitas perguntas e, com o decorrer do inquérito alguém trataria de explicitar com mérito e ciência o verdadeiro significado daquele «Não podendo sair…».

Debalde. Nem sem balde. Fiquei-me na mais santa ignorância e remetido a uma opressiva escuridão quanto ao verdadeiro alcance da coisa. Fiquei sem saber se a ideia era saber que livro gostaríamos de ser se estivéssemos trancados dentro do Fahrenheit, fisicamente, assim tipo cenário de Kafka a acordar e verificar que se tinha transformado num monstruoso insecto, se estaríamos autorizados a querer ou gostar de ser outro livro, mas dando de barato que esse outro seria sempre uma segunda escolha ou se, pura e simplesmente (este pura e simplesmente é vulgar, eu sei, mas eu sou vulgar…) a pergunta foi feita de forma descuidada e sem qualquer outro objectivo que não fosse fazê-la a gente suposta e suficientemente erudita que tratasse o Fahrenheit por tu.

Ainda hoje me encontro roído por esta tremenda dúvida e duvido (estou a escrever de forma bastante duvidosa) que alguém alguma vez ma tire. Primeiro, porque não sei quem começou com o inquérito, segundo porque tenho a certeza que ninguém me esclarecerá, mesmo através de um simples e piedoso comentário a este post idiota. E não. Não há aqui qualquer mensagem subliminar. Não percebi, period. Com tantas coisas que jamais perceberei em tempo útil (leia-se, vida) esta será outra delas.

Se eu tivesse de morrer queimado como livro… acho que não me faria muita diferença o título. Mesmo sabendo que outra civilização e sociedade viriam. E as minhas cinzas não seriam de grande préstimo…

16 Comments:

At 4:42 da tarde, Blogger Pitucha disse...

E eu julgava que era eu que fazia perguntas dificeis (desde pequena, segundo a minha mãe, que sou muito perguntadeira ... porque será?)! Há que encarar tudo como se encaram as línguas estrangeiras: o que é importante é o sentido geral e não o significado de cada palavra.
Ora bem, aqui vai uma hipótese de interpretação: a criatura que fez o questionário queria 1) saber que livro cada um queria ser; 2) mostrar que era culta.
Bom fim de semana

 
At 7:32 da tarde, Blogger Madalena disse...

Concordo com a Pitucha!
Ainda não estamos no "Big Brother is watching you" e todos podiam ir ver à net de que romance se tratava e responder à pergunta. Eu não li e não vou ler. Mas pelo que encontrei não lamento. Já lá vai o tempo das leituras ditas obrigatórias! 1984 e Admirável Mundo Novo foram-no para mim!
Beijinho, Espumante!

 
At 9:56 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Ká para mim, foi um jogo...respondi, saiu sério, podia não ter saído... abraço, IO.

 
At 10:46 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Num universo em que os livros são proíbidos e os seus leitores perseguidos, um grupo de resistentes resolve decorar os mesmos. Cada resistente "é" um livro, que repete constantemente para passar a sua memória às gerações futuras. Daí a pergunta. Aliás, algumas das respostas que encontra nos blogues, sendo de pessoas que leram o livro, ou pelo menos viram o filme, dão a entender isto.

 
At 11:13 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Incompetente
Ahhh mas isto assim é outra coisa. Porque é que não me mandaram logo o inquérito em inglês?
:))

 
At 11:13 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Incompetente
Ahhh mas isto assim é outra coisa. Porque é que não me mandaram logo o inquérito em inglês?
:))

 
At 11:50 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

experiencia

 
At 11:54 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo
Obrigado pela dica :)

 
At 8:55 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Aha confirmam-se as minhas suspeitas. Aquela primeira pergunta resultou de uma tradução mal feita. Oh espumante eu fiquei tão intrigada como tu (embora tendo lido o livro e visto o filme)pela polissemia que a pergunta pressupunh do modo como estava formulada, mas resolvi não me armar em contestatária e respondi. Já bastam os meus maus fígados para com as traduções :)

 
At 10:33 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
Ficamos ambos "polissémicos", mas isso passa com uns chás :))
desculpa a piada, mas estou bem disposto com os 3-0 do Sporting
:)

 
At 10:01 da tarde, Blogger t-shelf disse...

No problem espumante, gosto muito de chá (mas estarás a insinuar que eu tenho falta de chá? ;)

 
At 12:55 da tarde, Blogger Roberto Iza Valdés disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1:27 da manhã, Blogger Roberto Iza Valdés disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4:06 da tarde, Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 5:39 da tarde, Blogger Eduardo Marculino disse...

gostei muito de seu blog.....parabéns
quando tiver um tempo faça um visita ao meu blog
geografianovest.blogspot.com

estarei acompanhando suas matérias....feliz natal

 
At 5:39 da tarde, Blogger Eduardo Marculino disse...

gostei muito de seu blog.....parabéns
quando tiver um tempo faça um visita ao meu blog
geografianovest.blogspot.com

estarei acompanhando suas matérias....feliz natal

 

Enviar um comentário

<< Home