quarta-feira, abril 13, 2005

Cordura Espumante



[314] - Não fosse a Madalena um artigo em vias de extinção, pela sua lhaneza, elegância, sinceridade e «amor» por estas coisas e eu mais uma vez discordaria dela tout-court. Mas, no fundo, sou um coração de manteiga e um desafio como o que acabei de receber da própria teria o mesmo destino de milhares de milhões de mails que recebo no meu exausto computador – reciclagem. Mas tratando-se de quem se trata, mesmo retratado que está o meu posicionamento a manifestações demasiado confessionais, aqui estou a cumprir a nobre missão de aceder a um pedido de uma voz discordante mas amiga, prometendo desde já não brincar em serviço. Leia-se levar a coisa a sério (não achasse eu que a coisa deverá sempre ser levada muito a sério…) e responder com a toda a frontalidade, que nem o Baptista Bastos. Então aqui vai:

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

24 Horas da Vida de Uma Mulher – porque foi um livro que me ensinou a perceber que a linguagem corporal (no caso a das mãos) tem uma importância muito grande na interacção das pessoas e porque Stephan Zweig ( que é dele que se trata) me ensinou como é que de um história sem história se pode fazer uma peça de literatura que se lê de um fôlego, sem perder a elegância e a fluidez da narrativa.

Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?

Em miúdo…Cisco Kid… Professor Mortimer…Luis Euripo…
Homenzinho…Meg Ryan e Sandra Bullock – personagens ao alcance da minha ficção e longe, muito longe da minha realidade.
Nota: Personagem é um substantivo feminino... sorry

Qual foi o último livro que compraste?

Hummm… prometi não mentir. Pensava que tinha sido o da Vinci, mas lembrei-me que comprei há dias «Fenitrothion – contact and residual action on locust control» (eu seja ceguinho…).

Que livros estás a ler?

«Aquele» da Câncio sobre as sociedades suburbanas, que o Marcelo referiu na TV e de que não me ocorre agora o título. É um tema que sempre me fascinou, a forma subtudo em que os suburbanos subvivem e a forma subcívica e subcompetente como os nossos subpolíticos e subautarcas vão subgerindo uma situação de grande importância e impacto na formação dos nossos jovens..

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

Admirável Mundo Novo
O Velho e o Mar
(sou um indefectível homem de mares e tive alguns episódios semelhantes ao do livro)
Chamber Music de J. Joyce
Any one de Shakespeare
Os Maias (Eça foi mais visionário que Júlio Verne e o retrato que ele faz de nós é passado, presente e, quem sabe, futuro).

Madalena – Não achas que 5 livros é um bocado redutor? Não se podia levar 55?

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Hummm…
Hummm…

À…

Hummm
Hummm

À Formiga (porque parece gostar destas coisas), à Pitucha (para ver se lhe passa o cinzento) e à Hipatia que tem cara de quem come um livro todos os dias ao pequeno almoço.

Não vá dar-se o caso de elas não me andarem a ler, avisá-las-ei.

Uff !…Mission accomplished…



8 Comments:

At 2:25 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Ufa! Ainda bem que toda a gente já sabe que odeio chain letters:))

 
At 5:32 da tarde, Blogger Madalena disse...

Até estou corada!!!!
Eu não sei se gosto ou não de chain letters. Quando andava no liceu tinha um caderninho, com uma pergunta por página e toda a gente respondia. Era uma maneira como outra qualquer de "brincar" com os direitos da amizade. É uma versão!
Brincar não faz mal. Desde que não se abuse.
Beijinho Espumante e obrigada.
Beijinho T-shelf!

 
At 6:16 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Oh madalena ...er.... não é preciso corares...afinal lá me apanharam e eu até respondi porque foi a minha primita pitucha que me enviou o blogodesafio. Mas não repitas a graça! Just Kidding (Idalina online por momentos).
Desculpa espumante pela usurpação do teu espaço para tratar de assuntos próprios ;)

 
At 9:03 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
Madalena
Be my guests... :)

 
At 12:00 da manhã, Blogger Formiga Rabiga disse...

Eu vou responder a este desafio dos livros mas não pode ser hoje já que tenho de fazer uma consulta prévia à minha biblioteca - ousadia minha chamar-lhe assim, mas mini biblioteca já não está mal - que aquela parte dos 5 livros não é nada fácil. Pior quando só a estas horas disponho de um tempinho para tamanha tarefa.
Obrigada, se é que este não foi um presente envenenado, e beijinhos.

 
At 10:48 da tarde, Blogger Formiga Rabiga disse...

Com muito esforço e alguma indecisão, mas já está!

 
At 7:47 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Formiga
Eu sabia que não ias deixar-me mal...
:))

 
At 11:48 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Um livro ao pequeno almoço? Mas eu estou de dieta, Espumante ;-)

 

Enviar um comentário

<< Home