terça-feira, abril 19, 2005

10 Promessas Literárias a Uma Terça Feira



[322] - No dia em que:

1) Vir um piquete de obras em Lisboa a arrancar uma calçada portuguesa para uma obra qualquer e refazê-la sem sobrarem pedras – leio as crónicas todas do Miguel de Sousa Tavares no jornal "A Bola";

2) For andar um bocadinho a pé ao Jardim da Estrela depois de almoçar e ele não estiver cheio de tábuas, taipais, montes de areia, dois… não sei como se chama aquilo, aqueles carrinhos pequeninos com uma pá carregadora à frente, isso…parados ao pé duma carga de tijolos e dois trabalhadores a olharem um para o outro e a discutir futebol – leio o livro do Barnabé;

3) Sair de um dos 134 restaurantes aqui da zona, depois de comer um peixe grelhado e não ficar a cheirar a alheira frita em óleo de cozinha – leio outro livro do José Saramago;

4) Passar na Buenos Aires e não vir (e ouvir) um eléctrico à espera mais de 15 minutos que um tipo qualquer "que foi só ali um bocadinho fazer uma entrega e já vem", para poder passar – leio a "Capital" ("a" porque "o" li faz tempo e caiu nalguma obsolescência);

5) Abrir o meu computador no trabalho e não tiver que chamar o informático e ele me disser "pois, o engenheiro mete para aqui uma série de coisas", mesmo sendo que a única coisa que meto é o meu dedo no "on-off" e esperar que ele abra – leio a obra completa de Santana Lopes (há um livro, que eu sei…);

6) Ligar para o 118 para pedir uma informação e não tiver que manter o mais idiota, patético e exasperante diálogo com uma gravação a pedir-me para eu dizer "sim ou não" durante o tempo suficiente para eu fumar dois cigarros e acabar tudo num ruido estranho e uma voz (humana) a perguntar o que é que eu quero – leio o programa de governo do Bloco de Esquerda (há um, que eu sei…);

7) Fizer o meu telefonema da uma da tarde para a minha santa mãezinha e ela não me perguntar se eu já deixei de fumar – leio a obra completa da Margarida Rebelo Pinto;

8) Entrar no gabinete de um colega que eu cá sei ( e sorte minha ele nem sonhar que eu tenho um blogue) para tratar de qualquer coisa e não tiver de o ouvir falar do Sporting (o meu clube, so to speak…) cada vez que o clube ganha, que a equipa é fabulosa, mas o Peseiro é uma merda – leio o "Largos Dias têm 100 Anos" do Pinto da Costa;

9) Conseguir estar sentado no meu gabinete dois minutos seguidos (eu disse seguidos) sem ouvir passos estugados de mulher apressada ( e ocupada, supõe-se...) ao longo do corredor (juro que é das coisas que mais me fazem pensar… porque é que nesta matéria de passos no corredor se trata sempre de passos de mulher? Nada contra, adoro passos de mulher, mas que deve haver qualquer explicação, lá isso deve) – leio "ainda outro" livro de José Saramago;

10) Olhar aqui para o blogue e achar que… "prontes", também não é preciso escrever todos os dias, fica para amanhã, escrevo qualquer coisa amanhã – telefono à Célia e peço-lhe para me ler as notas que ela compilou para dar ao professor patrão, no sentido de lhe melhorar a economia doméstica.

2 Comments:

At 11:17 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Olá militante:)

Gostei das promessas literárias mas olha que há livros ainda mais dificeis de tragar do que esses de que falas...
Mas aconselho vivamente o "Portugal Hoje: o medo de existir" do José Gil. espero que para este não faças promessas
beijos, odala

 
At 11:44 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Odala
E eis que a minha militância se vê, de repente, enriquecida com um comentário da Odala. Já tardava :)
Agradeço o tua presença e vou a correr comprar o José Gil (salvo seja...)
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home