quarta-feira, março 16, 2005

Se Eu Tivesse Uma Farmácia...



Se eu tivesse uma farmácia e sentisse que 24% do meu volume de negócio, até aqui assegurado por um escândalo proteccionista de vários governos e lóbis, estava em risco, faria o seguinte:

- Aceitaria as regras do mercado e do bom senso e procuraria ajustar-me à nova situação;

- Procuraria um espaço maior e adequá-lo-ia a algumas alterações que pudessem servir melhor os meus clientes, provavelmente fidelizando-os, gerar clientes novos e alargar a minha gama de oferta de produtos, para além da simples linha de medicamentos, meia dúzia de chás para emagrecer e de frascos de vitaminas;

- Para isso, estabeleceria um espaço próprio com um letreiro bem visível a dizer DISPENSÁRIO ou EXECUÇÃO DE RECEITAS, onde os meus clientes poderiam levantar os medicamentos prescritos e ser devidamente aconselhados, sendo caso disso;

- Complementaria depois o espaço da farmácia com uma série de prateleiras de fácil acessibilidade, onde os medicamentos de venda não condicionada seriam criteriosamente agrupados; por exemplo, antiácidos, analgésicos, pomadas e cremes, artigos de penso, etc. e, ainda, grupos de artigos para os mais variados fins, desde dietéticos a produtos de higiene e beleza (cremes, dentífricos, óleos de banho, sabonetes normais e medicinais, escovas de cabelo, perfumaria, produtos para bebé, etc., etc., etc. - não faltariam produtos que tornassem a minha farmácia atractiva e funcional - de que o cliente se serviria, retirando-os das prateleiras;

- Contrataria um/a assistente simpático/a, bem vestido/a e educado(a que poderia ajudar os clientes na localização dos diferentes produtos, dar aconselhamento básico sobre alguns deles e, até, fazer a promoção da sua venda;

- Contrataria, finalmente, um caixa à saída da farmácia que fizesse os recebimentos. Tanto os das receitas como dos outros artigos expostos;

Tenho a certeza que, fazendo isto, não só estaria a compensar a “quebra” de vendas temida pela benvinda moralização do sistema como, provavelmente, melhoraria até as minhas receitas, tornando a minha farmácia um local aprazível, apetecível, funcional, bem sortida e de garantido sucesso comercial. Certamente preferível a uma grande superfície ou a uma estação de serviço.

De repente, reparo que não criei nada, não inventei nada nem descobri a cana para o foguete. O que atrás escrevo já vi em muitas farmácias, em muitos locais. Infelizmente, não em Portugal – com a honrosa excepção de um par de farmácias amplas, bem localizadas, eficientes e de pessoal educado e com sistema farma-drive. Em Cascais, para que conste. Mas como dizia, não estou a inventar nada. Lembrei-me apenas de sítios e gentes onde servir o cliente e aceitar as regras do mercado são meio caminho andado para o sucesso empresarial. Além, claro, de uma forma de estar na vida... sem necessidade da promiscuidade de lóbis nem da complacência de governos inanes.

5 Comments:

At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Registo com satisfação o facto de já haver algumas excepções à regra. Outras se seguirão por força dos precedentes criados. E, com o tempo, o clima de suspeição levantado por dívidas impagáveis até pelo melhor governo deste mundo, irá dissipar-se. E respeitar-nos-emos mais.

 
At 9:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

António Ferrão

neste país pequenino... respeitinho é o que é preciso (A.O'Neill)
:)
Benvindo à gleba:) E já agora vê se escreves mais no Ferrão.org que aquilo está muito "one liner" :))))

 
At 11:23 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Hoje fui ao médico e alertada por uma sua observação, e quando fui aviar a receita, reparei que na farmácia não vendem só medicamentos, como antigamente, já se adaptaram aos novos tempos. Podemos lá encontrar cremes para vários fins, artigos de limpeza e beleza corporal, desodorizantes, depilatórios, artigos para bébés e até óculos...por isso não tenham pena deles, eu não tenho. E depois teem a Associação que toma conta dos créditos mal parados.
PAZ!
th

 
At 3:50 da manhã, Blogger th disse...

Não me meto com Máfias...

 
At 4:46 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

-th
Eu sei que há mais artigos... mas isso não significa que se eu comprar um simples sabonete não tenha que ir para a bicha "das receitas" esperar pela minha vez para pagar.
Quanto às máfias... acho bem que não se meta com elas :))

 

Enviar um comentário

<< Home