quinta-feira, março 24, 2005

Povo Solanáceo



Pronto. Era a notícia que me faltava. Na depressão corrente - ele é os texteis chineses, os peixes marroquinos, o pronto a vestir da Zara, os morangos da Estremadura, as laranjas algarvias embaladas na Andaluzia, as deslocalizações, a seca, os combustíveis ( o "gazolzinho" meu deus, o gazolzinho entranhado no portuga que se preza), o défice, o Louçã, o Guterres calado à espera de ser presidente, os árbitros a levarem o Benfica ao colo (esta coisa dos colos pegou mesmo...), enfim, um rosário de desgraças que nem uma penitência aguda poderá devidamente esconjurar. Mas, "prontes", a notícia está aí. Impante, regeneradora e a devolver-nos o brio e a repôr os níveis de testoterona. AS PIZZAS EUROPEIAS SÃO QUASE TODAS FEITAS COM TOMATES PORTUGUESES. Ora se esta notícia não nos põe a assobiar alegremente para o emprego e não nos desperta olhares (ainda ) mais gulosos para o mulherio espalhado pela paróquia, nada mais nos pode ajudar nesta depressão colectiva.

Sempre desconfiei que éramos um povo de tomates. Andavam era dissimulados aí pelo espaço europeu. Espero bem que a nossa predominância tomateira nos dê força e ânimo para que possamos inundar a Euriopa com as nossas azeitonas, o nosso azeite, a nossa pera rocha e as nossas inigualáveis cerejas. Mas para já... não está mau. A continuarmos assim ainda arranjamos uma versão lusa da Tomatina, o que seria uma óptima ideia a levar a efeito ali para o fundo da rua de S. Bento.

Eu sempre disse que Sócrates nos devolvia o orgulho...

3 Comments:

At 1:55 da tarde, Blogger t-shelf disse...

eu diria mesmo que as pizzas feitas em Portugal são as melhores que já comi. Mas se calhar tive azar e quando estive em Itália não fui ao sítios certos.O certo é que a variedade de ingredientes das nossas pizzas é bem mais apetitosa do que qualquer maguerita.

 
At 5:36 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf

As boas pizzas italianas comem-se em Londres, em Paris, em Johannesburg e um pouco por todo o mundo. Em Portugal também, apesar de eu detestar a tal da "massa fofa" que acho portuga e a "escorregar" para massa de bolo. Mas eu estava a referir-me ao molho de tomate, apenas e é inhegável que temos uma posição privilegiada no mercado europeu. As grandes cadeias de pizza (Pizza Hut, por exemplo)usam quase todas o nosso molho de tomate. Para isso há o pormenor de o nosso molho de tomate ter uma adequada selecção de especiarias e ingredientes, Não é só os tomates em si (sem ironia) :))

 
At 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Os tomates portugueses são de qualidade acima de qualquer suspeita. Que os não saibamos usar isso já é outra conversa. Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home