quarta-feira, março 30, 2005

Mário Soares acha que...



Mário Soares está contra o referendo ao aborto em Junho (DN de hoje, não consigo link).

Mário Soares acha que, Mário Soares pensa que, discorda de, concorda com, presume que, aconselha a mas, sobretudo, acha que. Acha muito e, frequentemente, mal. Acho eu de que.

A guarida mediática que dão a um homem que não se notabilizou propriamente por medidas bem tomadas, reconhecidamente medíocre em matérias do governo, consabidamente inconsistente em políticas que extravasassem o lugar comum que sublimou dos seus tempos de oposição, que se viu envolvido (justa ou injustamente...) em conluios e conspirações rasteiras de derrube de opositores e, até, correlegionários, faz-me pensar que vivo num universo especial de cumplicidades e interesses muito para além do que seria desejável num país que se quereria moderno e desenvolvido. Universo para o qual as gentes da comunicação social contribuem decisivamente - tanto quanto os que as lêem ou ouvem. A coisa raia o culto da personalidade, fenómeno que eu julgava de há muito ultrapassado e apenas vivo em locais como alguns países da América Latina, África, Coreia do Norte e Cuba. Mas isto digo eu, que sou suspeito e, provavelmente, não privilegiado pela temperança do «admirável mundo velho»...

8 Comments:

At 9:14 da tarde, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Que queres, espumante? O papel dos jornais tem que se vender todos os dias, o tempo de antena é para ser preenchido todas as horas, a vida está difícil para todos, e Mário Soares tem o tempo todo por sua conta. Porquê procurar mais longe, estudar dossiers complicados, investigar mecanismos de fraudes, etc, etc, se, no fim, o salário do jornalista é pago pelo dono da fábrica de detergentes? Stay cool e um abraço.

 
At 6:55 da manhã, Blogger Pitucha disse...

Triste, triste é ver certas pessoas, que foram grandes ou tiveram momentos de grandeza, não terem a capacidade de saber quando devem parar. Vi Mário Soares numa conferência aqui em Bruxelas (alegadamente sobre a lusofonia e a CPLP) e fiquei deprimida com o espectáculo. Um pouco com a única vez que vi a Amália (no Luxemburgo) que acabou por pedir uma cadeira para cantar porque o xaile pesava muito...

 
At 12:58 da tarde, Blogger Madalena disse...

Espumante, não posso dizer que concordo contigo, mas isso já não te surpreende, nem a mim e está provado que desta nossa discórdia não vem mal ao mundo.
Acho que o Mário Soares não deve ser letra de lei, mas isso acontece com muito boa má gente!
Daí, a arrasar o Senhor, vai uma eternidade, Espumante!
Não sou fã dos Soares (nem do pai, nem do filho) mas reconheço naquele homem,Mário Soares uma coragem digna de registo.
Ok! agora bate tu!
beijinhos

 
At 1:26 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

António Ferrão

I always play it cool no matter the heat :)) Um abraço

 
At 1:29 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Pitucha
Entendo o que dizes e isso é um fenómeno de muita abrangência.
Já agora... vi um comentário à Madalena sobre a tua "chegada" aos Olivais :)) É que eu nasci no B. da Encarnação, apesar de ter ido muito miúdo para o longínquo Niassa.

Votos de muito sol aí por Bruxelas.

 
At 1:34 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Há aqui um pormenor - a minha crítica não era verdadeiramente dirigida a Mário Soares mas sim a um conjunto de factores que conduzem a que cada vez que o senhor dá um espirro a comunicação social corra a publicá-lo. Ao espirro. É uma característica muito própria esta nossa, a de fazermos carreira através de seguidismo. Por outro lado, também não critiquei a coragem de Mário Soares. Mas a coragem não corrige um percurso político (quando no poder) que é consabidamente ligado a ineficiência, erros grosseiros e malabarismo político. Nem sou eu que o digo. Dizem-no os especialistas (de esquerda e de direita) e eu assino por baixo.
Beijinho e discorda sempre :)

 
At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

O Mário pertence a uma geração em que essas coisas eram problema 'delas'. Há que o ultrapassar pela actualidade!
Eu admiro o resistente e o democrata, mas tb não gostei de o ler sobre o assunto _ abraço, IO.

 
At 2:35 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

_IO

Tal como já referi à Madalena, eu referi-me mais à atitude dos media do que a Mário Soares himself. Abraço para ti também.
Se mal pergunto (e, provavelmente, pergunto mal) a que se deve o teu tratamento preferencial aos underscores, em detrimento dos hífens? É uma pergunta muito disparatada??? :)

 

Enviar um comentário

<< Home