terça-feira, março 01, 2005

Corrupções, Luvas, Indignações...



Cacém - vista parcial

A esquerda ética e iluminada que agora tanto se assanha contra os autarcas corruptos é rigorosamente a mesma que os colocou no poleiro. O alargamento e enrobustecimento do poder local foi uma bandeira brandida num registo de compêndio e de total (e habitual) irresponsabilidade perante as especificidades dos problemas das nossas pessoas e das nossas coisas. A direita aproveita, claro. Mais tarimbada no trambique, recebe de mão beijada o “avanço” dado pela esquerda e torna-se imparável na criação de sobrinhos suíços ou viaturas de ex-maridos.

Há qualquer coisa de fatalismo, de fado, nesta nossa incontornável maneira de ser e de estar que tão eficiente se mostra na criação de reizinhos, caciques e, até, vulgares pilha-galinhas alcandorados a posições que lhes permitam soltar o tão glosado “eu é que sou o preselidente da junta”.

Mas o que verdadeiramente me irrita é a indignação enfeitada de solenidade que a nossa esquerda cintilante, moralista e bem pensante ostenta, perante os casos que se vão sucedendo. Mais do que a criminosa acção de destruição das nossas condições (únicas) ambientais, de que o litoral é um exemplo rico e bastante, o que verdadeiramente excita a esquerda é encontrar qualquer pormenor, mesmo que de somenos em face dos verdadeiros atentados que por aí proliferam, de índole pessoal que sirva os propósitos da maledicência rasteira. O essencial não interessa, desde que um pormenorzeco sórdido sirva os propósitos de mais uma batalha dos seus desígnios. O caso recente da denúncia feita por Saldanha Sanches (em boa hora...) tem-me dito isto mesmo - tanto quanto a cumplicidade de apropriados e convenientes silêncios. É que enquanto assim for, continuaremos a ter a manutenção do maior estaleiro nacional de que tenho memória e pasto bastante para alimentar as causas estéreis e danosas duma esquerda anquilosada, sem qualquer sentido cívico, inteligência ou dignidade, nem outro desígnio que não seja rezar pela manutenção de “casos” sórdidos e lamentável e coincidentemente da direita que lhe facilite a tarefa. E a Esquerda merecia melhor sorte...