sábado, fevereiro 26, 2005

Heresias...



Qualquer pai modernaço (ou pós moderno, take a pick) procura instilar nos filhos uma visão tão cosmopolita quanto possível da vida, das coisas, gentes, sítios e gostos. Numa época em que a globalização é a matriz generalizada dos nossos comoportamentos, seria desejável que aqueles que nos dão continuidade mostrassem a estrelinha do progresso e, sobretudo, gerassem a capacidade de nos surpreender. Posto isto, acontece que tenho uma filha que está circunstancialmente em Portugal e que achou que a forma mais elegante e carinhosa de me surpreender seria ela própria cozinhar um prato. Desconfiado (sei o que a casa gasta) acedi com o sorriso mais compreensivo que consegui desincrustar do poço dos meus cepticismos de estimação, disse: - Óptimo. Estou nessa. Pois o "prato" resvalou para um portuguesíssimo e desperdiçante "bacalhau à Brás" que acho ser a forma mais cruel de se usar um peixe cuja nobreza reside no facto de se comer cozido com grão ou com batatas a murro. Tudo o que vá para além deste registo é um verdadeiro atentado à personalidade do bicho e às minhas mais fortes convicções gastronómicas... isto para não falar em actividades acessórias de se ter que ir ao Pingo Doce buscar bacalhau apropriado e a batata palha e mais não sei quê, o que me faz prenunciar uma tarde de pesadelo e um jantar de... bacalhau à Brás. Mesmo dando de barato que o Brás não tem culpa nenhuma de eu ter uma filha voluntariosa e do bacalhau ter ainda menos culpa que o aviltem desta forma.

18 Comments:

At 4:35 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

ainda espero pelos pratos feitos pelos meus filhotes...

 
At 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

bacalhau à Brás é óptimo, que disparate... :)
IL

 
At 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Bacalhau com BARATAS a murro?? Não conhecia. Será que é bom?? Importa-se de explicar como ..se faz??
Gota :)))

 
At 12:26 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

diluida
O teu blogue está um espanto :)
Não tenhas pressa em ter filhos que te façam pratos e obrigado pelo comentário

 
At 12:28 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

-IL
Que disparate, que despautério. Eu quando for grande vou querer o bacalhau à Brás como prato do dia às sextas feiras :)

 
At 12:31 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

- Gota

Já emendei as baratas para batatas, obrigado. Então eu explico com se faz: Vai-se ao Blogger, username e password, edita-se o post, corrige-se o erro, salva-se a mudança e reedita-se o blof (que é uma operação that may take a few minutes if you have a large blog) :)

 
At 1:20 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Gostei e continuo a gostar.

 
At 1:54 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Pois eu adoro a heresia made by 'pingo doce'... e só o como em casa, que é o único sítio onde a cebola só sabe... _ IO.

 
At 12:13 da tarde, Blogger Madalena disse...

A minha solidariedade para com a nobreza de intenção da Passadita!
Beijinhos

 
At 9:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo das 3.20 da manhã
Pois eu adoro e estou a adorar estes comentários sombra das sextas feiras... nem umas iniciaizinhas? :)

 
At 9:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

_IO
Eu também não desgosto (para ser simpático) só acho um despercício do fiel amigo :)

 
At 9:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalenas
Pois... e essa solidariedade fez com que eu tivesse de ouvir durante duas horas: - Vês, vês pai, vês a Madalena? Só tu é que não gostas de bacalhau à brás... :)

 
At 1:21 da manhã, Blogger Francisca disse...

Que saudades da pousada de Elvas de há algumas dezenas de anos...
Além de que é um ingrato, ouviu?
Um beijo à meiguça que o fez:)

 
At 10:45 da manhã, Blogger Passada disse...

finalmente uma defesa, claro está ke mesmo dentro do espírito sarcásticó-brincalhão desta esfera, houve aqui claramente uma avantajada dose de ingratidão. aos solidários :) aos heréticos bacalhoeiros blaghrh!!

 
At 4:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

dezenas de anos???... já vai nas dezenas o número de anos em que a Francisca comia bacalhau à Brás em Elvas ? :))))
Não sou ingrato. Não gosto é que "estraguem" o bacalhau. E já dei o beijo à meiguça. :)

 
At 4:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

a solidariedade do gineceu... tinha que ser :))

 
At 4:21 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

mmicr
o comment acima era para ti. desculpa...

 
At 8:37 da tarde, Blogger Roberto Iza Valdés disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home