sábado, janeiro 08, 2005

Só eu sei...



Vai ser assim...

Haverá por certo uma razão poderosa para se gostar de futebol. Mesmo os que não vão ao futebol, como eu.

Não me lembro há quantos anos fui a um estádio pela última vez, mas sei que tive o cuidado de levar os filhos, ainda bem miúdos, porque sempre achei que ir ver futebol ao vivo era uma experiência de vida. E eu tinha a mania que os meus filhos tinham de ter muitas experiências de vida.

Foi na Luz e era um Benfica vs Sporting. E lembro-me do homenzinho baixo e já idoso, sentado um degrau abaixo, de casaco preto e um lenço ao pescoço. O lenço tapava-lhe uma visível traqueotomia que lhe teria sido feita muitos anos antes. O homenzinho estava acompanhado de um amigo, sem lenço nem traqueotomia visível e eu reparei que cada vez que falavam o traqueotomizado tinha de encostar um vibrador ao pescoço para fazer ouvir a sua voz muito rouca e quase imperceptível. A verdade é que cada vez que as coisas corriam mal ao Benfica, o homenzinho levantava-se de supetão, encostava o vibrador ao pescoço e “gritava” - filho da puuuuuuuta. A expressão era audível num raio de apenas um metro, não mais, tal era rouquidão e tão escassos os decibéis. Mas, "prontes", estava o insulto feito e a missão cumprida. Lembro-me bem da cara dos meus filhos a presenciarem a cena e tenho a certeza que ela, juntamente com a moldura de muitas dezenas de milhares de pessoas em permanente catarse terão sido um momento ímpar da tal experiência de vida de que falei no início.

Nunca mais fui ao futebol. Mas acompanho-o pela televisão e sou lagarto. Não sei porquê, não faço a mínima ideia, mas sou. Se calhar pela mesma razão que outros são lampiões. Talvez seja essa a magia do futebol. Gostar-se do jogo e “ser-se de um clube” sem sabermos nem nos importarmos porquê. Hoje, como de costume, no derby (que me desculpe a Invicta, mas derby só há um: Benfica/Sporting e mais nenhum...) irei ver o jogo à pastelaria da esquina com amigos. Com muito fumo, berraria, pipis, pica-paus e camarões e com aquela perspectiva de ver metade dos presente levantar-se a festejar de cada vez que houver um golo, enquanto a outra metade insulta o árbitro.

Ahhh... e o Sporting vai ganhar, com certeza!

5 Comments:

At 12:17 da tarde, Blogger Madalena disse...

Bom dia!
Cá em casa é só leões e já estão todos engalanados.
A aguiazinha importada vai também com os leões. Espero que a protejam. Assim é que é bonito.
beijinhos

 
At 2:08 da tarde, Blogger Passada disse...

tenho de comentar, acho que foi a primeira vez qua ouvi tamanhos palavrões, chavões e coisões! Fiqueo algo chocada, qual pudor africanos. Sim sempre tiveste a mania da experiência e isso passou para o nosso DNA! Com uma pinta...! Fui a um jogo apenas depois disso no mundial Juniooooores com a Austrália e foi a minha última. Imaginem metro com milhões de pessoas, sangue e uma profunda falta de ar e de espaço e de normalidade, fosse ela qual fosse.

 
At 2:53 da tarde, Blogger Madalena disse...

mm só fui à bola duas vezes na vida. A primeira, aí na inauguração do Estádio Salazar como inevitavelmente foi baptizado nesse tempo. Era fora da cidade e a minha dúvida estava entre a Machava e a Matola, mas parece que é Machava. Foi um Portugal-Brasil. Não será jogo tão inesqucível assim, porque só me lembro da confusão.
A segunda foi muito recente, há um ano e meio: a inauguração do Alvalade XXI. Os meus leões insistiram muito e arranjaram-me um lugar de um dirigente nosso amigo. Fui com a mulher dele, que é benfiquista. Vimos o espectáculo e fartámo-nos de conversar. Eu sou totalmente ignorante no que toca a bola. O meu pai é do Porto e os meus primos são do Benfica... É melhor mesmo não ter fliação...
beijinhos aos dois

 
At 8:54 da tarde, Blogger Passada disse...

É Machava mesmo. Deve estar um pouco diferente desde então. Quanto ao Espumante deve estar agora grudado na têvê! É desta que ganhamos. :)

 
At 2:28 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena + mmicr

Spoooooooooooooorting ! 2-1 e mainada :)

 

Enviar um comentário

<< Home