terça-feira, janeiro 25, 2005

Ioiôs



Pussy (chamar pussy a um gatão destes é, necessariamente, da mais profunda injustiça): I'm the smart guy around here
Birdie: Of course you are...



Hoje comi uma coisa execravelmente quente e ingeri uma coisa deliciosamente fria. Leia-se, comi favas à portuguesa, a fumegar (vem aí a tal onda de frio) e a nadar numas dezenas de unidades proteicas, centenas de unidades hidrocarbonatadas e milhares de milhões de unidades de lípidos cruéis e idiotas e inalei litros e litros de ar frio, puro e oxigenado, num pequeno passeio pelo jardim da Estrela, que é um dos mais aprazíveis locais de Lisboa, apesar de uma obras que devem ser muito complicadas, pois já se arrastam há um ano.
Mas uma pequena caminhada pelo jardim depois de comer favas é sempre um programa balsâmico e estimável e ajuda a que não deixemos de gostar desta cidade, mesmo sabendo que do jardim ao escritório vou ter de efectuar uma prova de perícia entre dejectos caninos e carros a monte e, horror, as "cúpulas" da UGT que, por razões para as quais não fui ouvido nem achado, almoçam (bem) quase todos os dias nos mesmo locais que eu.

Voltando ao jardim, lá estavam duas miúdas, não mais de doze anos, a rir e a brincar com uma coisa que eu há muito não via e que nem sabia que ainda existia. Dá pelo nome de ioiô (e perdoe-se-me a possibilidade de eu errar a grafia, mas também a Zezinha ontem disse hospitalocêntrico e ninguém lhe foi à mão por isso). As miúdas faziam evoluir o brinquedo com uma destreza admirável, içando e fazendo baixar o disco colorido com volúpia, saber e eficácia, a avaliar pela forma como os ioiôs obedeciam caninamente aos movimentos sábios das mãozinhas das crianças. Mãos que um dia serão de mulheres e que manterão, estou certo a mesma destreza, elegância e eficácia a manipular o que quiserem.
Não creio que alguma vez algum rapaz possa brincar com ioiôs tão bem como uma rapariga. Será cromossomático, será porque sim. Mas não consigo imaginar um rapaz a brincar tão habilmente com um ioiô como uma rapariga. Da mesma forma que mais tarde, os homens serão sempre ioiôs nas mãos hábeis duma mulher, mesmo que aqueles pensem que estão a ganhar aos pontos e que estas alguma vez entendam porque razão são tão boas a brincar com ioiôs. Basta imaginar um homem, qual ioiô, a subir e a descer alternadamente convencido que está a dominar a situação e a exercitar um apelativo exibicionismo e uma mulher que, com um simples e quase imperceptível movimento de mão, faz do ioiô o que quer…

2 Comments:

At 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

quando os homens perceberem que são ióiós perdem a pouca gracinha que têm :)
IL

 
At 11:02 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

-IL
E quando as mulheres perderem esta capacidade reactiva tipo fulminante, então perdem-na toda :)

 

Enviar um comentário

<< Home