segunda-feira, janeiro 24, 2005

Hospitalmente



hospitalocentricamente com dor de cabeça

Hospitalmente e hospitalocêntrico são dois vocábulos novos para a minha gaveta do conhecimento.

Os neófitos foram dados à luz por Maria José Nogueira Pinto, do CDS/PP que não só os mencionou como repetiu, o que me leva a considerar uma consulta aturada e rápida a uma boa enciclopédia.

"Isto" passa-se no debate sobre a saúde em Portugal que está ainda a desenrolar-se no Canal 1. A falta de conhecimentos na matéria aconselha-me a não pôr pé em ramo verde. Ou seja, não consigo ter uma ideia bem formada sobre a problemática dos hospitais SA ou EP, como defende o professor Correia de Campos. Por isso, cala-te boca. Não consigo, porém, iludir uma desconfortável sensação de que Filipe Pereira (ministro demissionário da saúde) não foi contraditado com substância nem com verdadeiros argumentos que não fossem claramente eivados de óptica partidária. Para além de um irritante paternalismo e ar de "já te apanho" por parte do professor Correia de Campos que, com a pose própria de quem vai ser irremediavelmente o novo ministro, foi desfiando uma série de medidas claramente carecidas de fundamento. Um exemplo: Questionado sobre a enorme dívida da Saúde, respondeu que as dívidas são para ser pagas. Mas como? Perguntavam-lhe! Repare, dizia ele... este "repare" é recorrente sempre que se anuncia coisas sem se explicar como. Entretanto chamou por três vezes ex-ministro a Filipe Pereira e imediatamente pedia desculpa, dava-lhe uma palmadinha no joelho (juro, eu vi) e corrigia para ministro demissionário.

Hospitalmente, fico a aguardar o que vai acontecer, na minha qualidade de potencial utente, assente numa despesa pública do sector que é SÓ a mais elevada da União Europeia. Com a eficiência que se conhece. E para que não digam que tenho uma visão hospitalocêntrica da coisa, irei ao meu médico de família de vez em quando. E se o médico de família EP me marcar a consulta para 3 meses depois, faço um crédito pessoal e vou a um médico SA.

4 Comments:

At 5:22 da tarde, Blogger Madalena disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5:22 da tarde, Blogger Madalena disse...

Que bom, voltaste! Com a sátira em que és um verdadeiro especialista!
Neologismos bonitos só os do Mia Couto: abensonhada. Estes fazem sentido.
Desospitalizadamente me despeço (ou não ) com os tais beijinhos já devidamente despoletimizados no post anterior.

 
At 5:25 da tarde, Blogger Madalena disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:36 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

De vez em quando temos de dizer mal de alguém, né?
Cuscamente falando, digamos que é uma necessidade fisiologicamentocêntrica :)

 

Enviar um comentário

<< Home