terça-feira, setembro 28, 2004

Lá teria as suas razões...



O Jardim da Estrela é um local de rara calma e beleza. Não tem as extensões do Central Park nem o tique do Hyde. Também não prima pelo asseio. Mas tem árvores seculares, sombras acolhedoras, emana uma paz imensa e tem aquele não sei quê de tique lisboeta a que os lisboetas não são indiferentes. Tal como uma confortável sensação de segurança, talvez pelos idosos que por lá se passeiam ou se sentam com a languidez própria da idade à espera nem eles sabem de quê. O jardim está rodeado de um caos misto de barulho, carros amontoados pelos passeios, em que nem os passeios contíguos à Basílica escapam, gente apressada, eléctricos ronceiros e, talvez por isso mesmo, se torna um recanto muito aprazível. Hoje passei por lá, depois de almoço. Entre tantos idosos, sobressaía uma jovem mulher, muito bonita e vestida com gosto, sentada num dos bancos a olhar para lado nenhum, por detrás de uns óculos escuros. Passei por ela, não evitando um olhar curioso, confesso até que com a ponta de malícia predadora que, por vezes, temos (os homens) de reprimir e dizer-lhe que tenha juízo para que não façamos figuras tristes. Reparei então que os óculos lhe escondiam as lágrimas que lhe escorriam pela face bonita. Faltou um milímetro para que eu parasse e lhe pedisse para me dizer porque chorava, por que razão uma mulher como ela estaria ali sozinha a chorar. Não parei, respeitando a privacidade de quem escolhera o Jardim da Estrela para ir chorar. Mas fiquei a pensar que às duas da tarde de uma terça-feira, no meio de um bruáá de gente havia uma mulher bonita, jovem, a chorar no Jardim da Estrela. Lá teria as suas razões...

4 Comments:

At 2:35 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Será que, para chorar, uma mulher precisa de escolher um lugar melhor do que um bonito jardim para que o seu coração negro de dor deixe entrar o verde da esperança em dias melhores?
- "Gota"

 
At 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

As mulheres têm razões para chorar que nem sempre o espírito predador dos homens entende!

 
At 8:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Coração negro de dor ? Ó gota, isso diz-se? E, já agora, gota de quê? Água, mel, orvalho, limão na vodka ou simplesmente excesso de ´ciso úrico??? :)

 
At 8:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Prontum... anonimous dixit... já cá não está quem predou... falou... :)

 

Enviar um comentário

<< Home